sábado, 1 de janeiro de 2011

Breve introdução


O que é o Mocamfe além de uma palavra tão feia de uma coisa tão bonita ? A resposta está nos campos e não só. Está nas pessoas, sobretudo as que fazem os campos. Como estamos agora em frente a um monitor, talvez o sítio ideal para ter essa resposta com mais pormenores esteja aqui

O que é o Talasnal ? O Talasnal é uma aldeia localizada na Serra da Lousã cheia de pedras e de histórias por contar. Muitas do Mocamfe (sim, é O Mocamfe - Movimento de Campos de Férias), sobretudo de Mocamfinos que por lá andaram há muitos anos e acharam que a aldeia era ideal para o próprio Movimento se poder enraizar entre a natureza e as construções de xisto. Já lá vão muitos anos, anos esses que começaram com as primeiras obras, as primeiras pedras, telhas, cabos eléctricos, puxadas de água, bailarinas, danças e sketches na nossa sala, artes fotográficas e muitos, muitos amigos que se conheceram e se relembraram nessas paredes que formavam o imaginário de "casa", partilhada por todos.
Os anos passaram e o Talasnal foi mudando, assim como nós e a nossa casa. Os habitantes tinham, quase todos, ido embora quando lá aparecemos pela primeira vez. A aldeia era "abandonada" e cresciam plantas nos caminhos e a água da fonte descia a serra pelos caminhos como gostava. Era "A Nossa Aldeia" e era muito bom. Depois começaram a aparecer pessoas, amigos de fora e começaram a aquecer as casas desertas e a reconstruir. Primeiro um, depois outro, e outro...e nós também. É agora um Talasnal diferente de há muitos anos. Menos feliz para uns, novo e deslumbrante para outros. Agora a água corre sobre tubos organizados, já não se tropeça nas pedras a descer as ruas, há contadores de electricidade e um restaurante e um bar. São outros os tempos, não direi se melhores ou piores porque já o conheço, ao Talasnal (esse animal também aflito) há anos demais para ser imparcial, mas a beleza, o ruído da água, os pássaros e as árvores estão e estarão lá por muitos e muitos anos, como uma pedra pesada no meio da serra que não se mexe. E a nossa casa estará lá também, sempre como um observatório solene do tempo, dos homens e da natureza.

1 comentário:

casadomocamfe disse...

Antigos comentários



bitola disse...
xiça!... que começar a semana a ler contos da nossa aldeia é bom! mas dá uma saudade de campos... e da serra!

Um curto abraço (para testar os comentários!),
Fernando Madureira

10 de Março de 2008 10:24


Luís Pereira disse...
Quem é que vota que o Talasnal é o maior?

Abuhi aqui de Espanha,

Kill

11 de Março de 2008 11:25


Pastor Negligente disse...
Eu voto que o Talasnal é o máior!

Dia 22, festança?

Muitos calhaus,
Filipe

13 de Março de 2008 16:41


Jonas disse...
Fui escoteiro em sintra durante muitos anos e um dos meus ultimos acampamentos foi no talasnal. nao sabia ea existencia dessa bela casa, mas vi-a de fora e pareceu-me um belo refugio para ferias descansadas. Sugiro que contactem com a Associação de Escoteiros de Portugal, há grupos por todo o pais que gostariam de saber que essa casa existe.

saudações, joao agrela

3 de Julho de 2008 14:07


daniel chichorro disse...
o talasnal é o máior:D fazer encontros la e fantastico!


daniel chichorro (o terceiro dos quatro)

10 de Setembro de 2008 23:59


P. Moai disse...
MOCAMFE... Bons tempos, belas recordações, infindáveis aprendizagens aí adquiridas!! O grande Hélder em toda a sua plenitude e sabedoria ... enfim Nostalgias de um mero ausente!
Fica aqui a promessa de um dia conhecer a vossa bela casa!

Saudações (Nuno R., David R., Kuki, Paulo "corta" Ramos, Tintinha ... se ainda estiverem "activos" como Mocamfinos ... Um grande até breve na minha pessoa ou dos meus sucessores .

Paulo
http://metamorfosesvividas.blogspot.com/

21 de Janeiro de 2009 15:16